Marcadores

Informação (163) Música (65) Filmes (58) Celebridades (50) Receitas (39)

Translate

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Infiltração no Esporão


OBS.:   Eu fiz a simpatia e a infiltração e resolveu.Mas é importante que sempre use a palmilha de Silicone e calçados confortáveis.
Mirna

Blogue de fisioterapia :Tiago Silva - FISIOTERAPIA ... agora também ao domicílio!, Esporão do Calcâneo
         Os esporões do calcanhar (ou do calcâneo) são excrescências ósseas no calcanhar que podem ser consequência de uma tensão excessiva do osso do calcanhar por parte dos tendões ou da fascia plantar(o tecido conjuntivo que adere ao osso).
         A dor na parte inferior do calcanhar pode ser causada por um esporão (nome directamente associado ao esporão semelhante ao dos galos). O pé plano/chato (uma forma anormal da planta e do arco do pé) e as perturbações em que a contractura do tendão de Aquiles é permanente, podem alongar excessivamente a fascia plantar, aumentando o risco do crescimento ósseo associado a uma tensão constante, por parte das estruturas.
       Os esporões do calcâneo  são quase sempre dolorosos enquanto se desenvolvem, especialmente quando a pessoa está a andar. Por vezes, desenvolve-se uma pequena acumulação de líquido (bolsa) por baixo do esporão, a qual se inflama. Esta afecção, chamada bursite calcaneana inferior, costuma fazer com que a dor se torne pulsátil, e também pode aparecer sem que exista esporão. Por vezes o pé adapta-se ao esporão de tal modo que a dor diminui à medida que o esporão cresce. Por outro lado, um esporão indolor pode transformar-se em doloroso em consequência de uma pequena lesão na zona, como pode acontecer durante o exercício, nomeadamente exercícios que impliquem um forte contacto do pé com o solo.
     Habitualmente, os esporões costumam ser diagnosticados durante um exame físico. A pressão sobre o centro do calcanhar causa dor se o esporão estiver presente. Podem-se fazer radiografias para confirmar o diagnóstico, mas estas podem não detectar os esporões em formação.
      O tratamento tem como objetivo aliviar a dor. Uma mistura de corticosteróides com um anestésico local pode ser injectada dentro da zona dorida do calcanhar (a chamada inflitração).      Contudo, mais uma vez há que frisar que, muitas vezes o médico recorre à infiltração por ser o método mais rápido de analgesia, sendo que no entanto é também aquele que mais fragiliza os tecidos em termos da sua resistência às forças de tensão.
Envolver o arco com almofadas e usar elementos ortopédicos (palmilhas para o calçado) que ajudem a estabilizar o calcanhar, podem minimizar o estiramento da fascia e reduzir a dor. A maior parte dos esporões dolorosos resolvem-se sem intervenções cirúrgicas. Só se deve realizar uma intervenção cirúrgica para extrair o esporão quando a dor constante dificultar a marcha.   
   Contudo, os resultados não são previsíveis e, por vezes, a dor persiste depois da operação. O seu fisioterapeuta poderá ser importante no aconselhamento de exercícios específicos para o fortalecimento da musculatura intrínseca do pé.

Um comentário :