Marcadores

Informação (163) Música (65) Filmes (58) Celebridades (50) Receitas (39)

Translate

domingo, 5 de janeiro de 2014

Problemas na Coluna Cervical


Dor na Coluna tem Cura! 
Saiba como resolver o Problema


Segundo pesquisa, 64% dos brasileiros já tiveram dor nas costas; saiba como resolver e evitar o problema

Quem nunca sentiu dores na coluna pode se considerar um privilegiado. Afinal, segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde), oito em cada dez pessoas em todo o mundo sofrerá ao menos um episódio de dor nas costas durante a vida.
No Brasil, uma pesquisa realizada em 2008 pela Pfizer e pelo Ibope, com 1,4 mil brasileiros, revelou que 64% deles já tiveram dores nas costas. Ela é considerada a mais incômoda para 53% e a mais grave para 56% dos entrevistados. O levantamento também apontou que a dor na coluna tem presença constante na vida de 80% das pessoas e, para 69%, ela é crônica, pois ocorre há mais de um ano.

“A dor nas costas prejudica a qualidade de vida. A pessoa não descansa bem durante a noite, sente desconforto durante o dia e não consegue trabalhar e nem desempenhar outras funções adequadamente”, afirma o ortopedista da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC) e diretor clínico do Cemed (Centro Médico Delta), Walter Yoshinori Fukushima.

A dor na coluna pode atingir qualquer indivíduo, independente da idade. As principais causas são má postura e sedentarismo. Porém, outros fatores também podem provocar o problema, como obesidade, acidentes, hérnia de disco, osteoporose, exercícios realizados de forma errada e até problemas psicológicos, como depressão, estresse e ansiedade, já que tencionam os músculos da região.

Mas antes de se automedicar, é importante realizar uma consulta médica, pois as causas podem ser outras – e às vezes, bem mais graves. “Alguns tipos de câncer intra-abdominal podem causar dores lombares, eventualmente até com metástase para os ossos da coluna”, completa o especialista em Medicina do Exercício e do Esporte e Presidente da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), Jomar Souza.

Desvios posturais
Hábito comum entre crianças e adolescentes, sentar-se de forma errada para ler, estudar e assistir à televisão é prejudicial à coluna – e não apenas implicância de mãe. A má postura provoca desvios na coluna, sendo os mais comuns a escoliose, a hipercifose dorsal e a hiperlordose lombar.

A escoliose é o desvio lateral do eixo da coluna, formando uma sinuosidade em forma de “S”. A hiperlordose lombar é um aumento anormal da curva lombar, levando a um aumento da lordose fisiológica e dando o aspecto de “bumbum empinado”. Já a hipercifose dorsal é a famosa “corcunda”, ou seja, um aumento anormal da concavidade posterior da coluna vertebral, causando arqueamento.

Ao longo do tempo, a postura incorreta causa enrijecimento e lesões nas articulações vertebrais e encurtamento dos músculos. Em casos mais graves, pode provocar hérnia de disco e dor ciática, entre outros problemas.

“As hérnias de disco podem ser causadas por um trauma ou mesmo pelo enfraquecimento do invólucro da parte
gelatinosa do disco. O disco herniado pode comprimir o nervo ciático causando dor lombar com irradiação para um
ou ambos os membros inferiores. O tratamento inicial costuma ser com analgésicos, anti-inflamatórios e fisioterapia, mas os casos mais graves podem necessitar de cirurgia”, esclarece o presidente da SBMEE.


Dor na coluna tem cura

Para quem sofre de dores na coluna, uma boa notícia é que o problema tem cura. “Tem cura sim, desde que identificado e tratado o responsável pela dor. Na grande maioria dos casos, exercícios físicos bem orientados e fisioterapia costumam resolver o problema”, afirma Jomar Souza.

Segundo o ortopedista da FMABC, as atividades físicas mais indicadas são natação e hidroginástica, “porque não há força da gravidade sobre a coluna.” No entanto, até musculação pode ajudar, desde que a dor não esteja em uma fase aguda e que os exercícios sejam dirigidos por um profissional de educação física. “A musculação proporciona fortalecimento muscular. Os exercícios mais indicados são os realizados com os membros superiores, alongamentos e core”, comenta o professor da academia de musculação da Associação Rogério Carlos Soeltl.

O advogado Ricardo Mitsuo Tariki, 37 anos, sentia dores na região lombar todos os dias, relacionadas à má postura e ao sobrepeso. “Como passo muito tempo sentado, de forma errada, no fim do dia eu tinha muita dor”, relata.
Há cerca de dois meses, ele associou dieta à musculação e ao alongamento na academia do clube. “Em um mês eu praticamente já não tinha
mais dor na região lombar. Durante o dia, procuro fazer alguns exercícios de alongamento que aprendi na academia e manter a postura correta”,
conta.

Além da atividade física, algumas terapias ajudam a melhorar a qualidade de vida de quem sofre dores na coluna. Segundo a fisioterapeuta Cristiane Ceccato, as mais indicadas são RPG (Reeducação Postural Global) e hidroterapia. “A hidroterapia entra em um momento de severa inflamação, eliminando o quadro inflamatório e a dor crônica. Já o RPG promove relaxamento muscular, eliminando a dor. Ele é o único capaz de realizar uma pompage nas vértebras da coluna, tracionando-as e recuperando o quadro clínico”, esclarece.

A aposentada Márcia Secol, 53 anos, possui hérnia de disco e dor ciática na região lombar e lesão na coluna cervical. Há um ano e meio, ela começou a fazer hidroterapia na clínica Ceccato, e, há quatro meses, iniciou sessões de RPG. “Nas crises, eu não conseguia ficar dez minutos em pé. Ainda sinto dores, mas melhorei uns 80%”, conta a associada. Para quem deseja evitar problemas mais sérios, como os de Márcia, alguns cuidados precisam ser incorporados
à rotina. “Mantenha uma postura ereta; durma de lado com um travesseiro apoiando a cabeça e outro entre os joelhos; evite carregar ou movimentar objetos acima de 20% do peso corporal total; faça exercícios e alongamentos regularmente; e evite o sobrepeso e a obesidade”, orienta Jomar Souza.







Fonte: http://www.associacaoclube.com.br

TAI CHI CHUAN PARA A COLUNA


Nenhum comentário :

Postar um comentário