Marcadores

Informação (163) Música (65) Filmes (58) Celebridades (50) Receitas (39)

Translate

terça-feira, 3 de setembro de 2013

AZIA



Remédio caseiro para azia.


Um remédio caseiro para a azia, simples e muito eficiente, é comer um pedaço de pão ou 2 bolachas de água e sal. Eles irão absorver o ácido estomacal e favorecer a digestão, diminuindo a azia.
Deve-se sempre evitar beber água, ou outro líquido, no momento da queimação.
Esse remédio caseiro pode ser utilizado em caso de azia e queimação, azia na gravidez, azia e dor de estômago e azia e má digestão, mostrando sua eficácia em poucos minutos.

O que é azia

A azia é a consequência do contato do suco gástrico com a mucosa do esôfago. Por isso, seja qual for a causa da azia, a sensação de queimação pode ser aliviada empurrando novamente o conteúdo ácido do esôfago para o estômago.

Alimentação para evitar azia

A alimentação para evitar a azia consiste em seguir uma dieta pobre em carnes, alimentos gordurosos e alimentos ácidos. Uma outra dica é beber um copo de suco natural de cenoura, beterraba ou de laranja lima, feito na hora, nos lanches.

Tratamento caseiro para azia

Um outro ótimo tratamento caseiro para azia é o xarope de erva doce com hortelã. Embora não seja indicado para quem sofre com úlcera gástrica, esse xarope consegue eliminar a azia em poucos minutos.
Colocar um calço de 10cm na cabeceira da cama, para evitar o refluxo à noite, também é recomendado para os indivíduos que costumam sofrer com a azia neste período.


Alimentação para evitar azia


Numa alimentação para evitar a azia, recomenda-se evitar o álcool, alimentos com cafeína como chocolate, café e até mesmo o chá preto.
É muito importante identificar e evitar as causas da azia para que não evolua e se transforme numa esofagite. Na gravidez a azia é muito comum embora não aconteça com todas as grávidas, é sempre bom saber como evitar azia na gravidez.
Alimentos com alto conteúdo de gordura como os fritos, azeite, manteiga, carnes gordas, molhos de tomate também devem ser itens raros no cardápio, além de laranja, uva, pimenta, especiarias e alimentos muito temperados.
A alimentação para evitar a azia deve ser baseada em pequenas refeições ao longo do dia.
Manter o peso controlado e evitar alimentos muito quentes ou muito frios são também escolhas certas para quem sofre com a azia.
Outra recomendação importante é a de não deitar logo após as refeições, principalmente quando for uma refeição líquida como sopa, além disso colocar um taquinho de madeira de aproximadamente 10 centímetros nos pés da cabeceira da cama, é uma forma de evitar o refluxo e a azia durante a noite.

Azia Constante

 
A azia constante pode ser consequência de uma alimentação errada, nervosismo, ansiedade, sobrepeso e uso de roupas muito justas que acabam prejudicando a digestão dos alimentos ou gastrite, refluxo gastroesofágico, e nas mulheres pode ser até mesmo sintoma de uma gravidez.
Seja qual for a sua causa, o tratamento para a azia constante é feito com a toma de antiácidos para diminuir a acidez do estômago, novas condutas alimentares e eliminar completamente a sua causa. E em alguns casos a cirurgia é a solução apontada pelos médicos.

           O que pode causar azia constante

Na maioria das vezes a azia constante é causada por erros alimentares como comer muito, abusar de bebidas alcoólicas, frituras, gorduras e condimentos. Mas nem sempre esta é a razão do aparecimento deste incômodo.
Por vezes, a azia constante pode ser provocada por situações benígnas mas muito incômodas como a dificuldade em digerir os alimentos, gastrite aguda ou crônica ou hérnia de hiato que dificulta o fechamento correto do estômago permitindo que o conteúdo gástrico suba para a laringe e garganta.
A gravidez é outra situação que pode provocar azia constante. Quanto mais avançada a gravidez ou qaunto maior a barriga mais frequentemente poderá aparecer a azia.

Tratamento para azia constante

O tratamento para a azia constante é feito com uma alimentação regrada, à base de frutas, legumes, cereais e carnes magras. Boas combinações de alimentos favorecem a digestão e diminuem a acidez no estômago. Comer fibras e frutas ácidas ao mesmo tempo é sempre mal.
Uma boa sugestão é comer um pedacinho de pão sempre que a azia aparecer, e mesmo nos dias em que ela não se fizer presente, trocar alimentos ácidos, fritos e gordurosos por alimentos mais saudáveis e mais fáceis de serem digeridos.
Para começar bem o dia, uma boa sugestão para evitar a azia é tomar um iogurte desnatado com uma colher de mel e comer uma torrada integral, ou fazer uma vitamina de mamão batido no liquidificador com iogurte natural e comer um pão integral com ricota. Estes alimentos não são ácidos, conferem saciedade e são eficazes no tratamento da azia.
É importante ainda ressaltar que não é recomendado comer muito de uma só vez, o mais indicado é fazer pequenas refeições várias vezes ao dia. Assim o estômago consegue digerir melhor os alimentos e não fica muito cheio, diminuindo as hipóteses da azia.

Remédio para azia constante

Um dos remédios mais receitados no Brasil para acabar com a azia constante é o Omeprazol. Este é um anticácido que diminui a acidez do estômago e consequentemente elimina a azia. Ele deve ser tomado diariamente em jejum, na dose que o médico indicar.
Mas além de tomar o remédio indicado pelo médico é importante seguir regras como alimentar-se corretamente, em pouca quantidade de cada vez, evitar os líquidos durante as refeições e não deitar-se após comer.
Se mesmo seguindo todas estas dicas, a azia persistir, recomenda-se ir à consulta com o gastroenterologista pois com o passar do tempo, a azia constante, pode gerar uma condição chamada de esôfago de Barret, que é caracterizada por uma inflamação crônica das paredes da parte final do esôfago. Essa diferenciação das células do esôfago pode acabar gerando um câncer, e por isso é muito importante conseguir acabar com a azia sempre que ela surgir.

A Federação Brasileira de Gastroenterologia alerta que indivíduos que sentem azia mais de 1 vez por semama ao longo dos meses devem ser avaliados por um médico, para evitar o desenvolvimento do câncer de esôfago.

Nenhum comentário :

Postar um comentário